24 de setembro de 2014

Cine Debate I



No dia 29 de agosto (sexta-feira), os alunos dos Cursinhos da ESPM, FEAUSP, FGV e Insper se reuniram para assistir e debater o filme “O Que É Isso, Companheiro?”.
O filme, dirigido por Bruno Barreto, produzido em 1997 e baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, trata sobre o período da ditadura militar no Brasil, mais especificamente sobre o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick, realizado por integrantes do grupo MR-8 e ALN, em troca da libertação de presos políticos.

Para debater o tema com os alunos, trouxemos os Professores Jonas Oliveira (Professor de História do Cursinho FEAUSP) e Vitor França (Professor de Redação do Cursinho FGV), o que parece ter dado muito certo!

“O tema em questão foi debatido com uma imensa quantidade de detalhes, os palestrantes conseguiram abordar os vários ângulos da ditadura no nosso país de uma maneira bem instrutiva e descontraída. Espero que se possam ter mais eventos como esse.”
Wesley, aluno do Cursinho FEAUSP.

A ideia do Cine Debate nasceu em uma reunião com os quatro Cursinhos Populares das Escolas de Negócio  de São Paulo (ESPM, FEAUSP, FGV e Insper), como forma de trazer aos alunos discussões de temas importantes, com uma proposta mais diversificada das aulas tradicionais, bem como um meio de integrar as quatro instituições.

“Gostei muito do filme, do tema, e me interesso bastante por estes assuntos, só me faltavam eventos como esse para conhecer mais (...) qualquer oportunidade pra aprender mais é sempre bem-vinda, e por ser um debate acaba quebrando aquela coisa de só o professor, os cadernos e os livros”.
Danielle Brito, aluna do Cursinho FEAUSP.

Gostaríamos de agradecer a todos pela participação e avisar que, pelo feedback positivo do nosso primeiro encontro, já estamos pensando em novas atividades em conjunto, quem sabe um Cine Debate II ou até mesmo um Sarau?!

Aguardem os próximos eventos!


Coordenadores do Cursinho FEAUSP

Colaboração: André Salamanca e Leticia Li

Nenhum comentário:

Postar um comentário